Alimentação contra resfriadosO sistema imunológico atua na prevenção de doenças, resfriados ou ataques por organismos potencialmente perigosos. De maneira geral, nosso sistema imune está muito bem preparado para nos proteger contra os mais diversos agressores.

Entretanto, pode acontecer do nosso sistema imunológico falhar e pegarmos algum resfriado ou doença.

A melhor maneira de fortalecer o sistema imunológico é com a alimentação. Ta certo que praticar atividade física regularmente traz muitos benefícios para o sistema imunológico.

Mas melhorar sua alimentação é de longe, a maneira mais inteligente para se livrar de doenças e resfriados.

Um ponto de atenção fica no uso de medicamentos e substâncias como anabolizantes (Deca, Durateston, Anabol, etc.). Esses, por sua vez, podem danificar e prejudicar a médio e longo prazo seu sistema imunológico e com isso desencadear uma série de problemas que vão desde um resfriado até um câncer.

Proteínas

Além de ajudar na reparação e manutenção da massa magra do corpo, a proteína ajuda a fortalecer seu sistema imunológico. Quando ingerimos alimentos ricos em proteínas de alta qualidade fornecemos aminoácidos essenciais para o sistema imunológico.

As principais fontes de proteína de alta qualidade são: carne animal no geral (bovina, peixe, frango, etc.), leite e seus derivados (queijo, iogurte), ovo de galinha, amêndoas e amendoim.

Antioxidantes

Consumir alimentos ricos em antioxidantes são essenciais para a saúde do corpo e para o fortalecimento do sistema imunológico. A função dos antioxidantes é combater os radicais livres do organismo.

Os radicais livres são responsáveis pelo enfraquecimento do sistema imunológico e um das principais causas do aparecimento de câncer. Os radicais livres se formam no organismo devido a poluição, excesso de gorduras trans, frutose e pelo sedentarismo.

No geral, os antioxidantes estão presentes nas frutas, verduras, legumes, chá-verde, óleo de coco e ovo.

Vitamina C

A vitamina C é muito conhecida por combater gripes e resfriados. A vitamina C tem propriedade antioxidante, ou seja, evita a oxidação das células do sistema imunológico. Portanto, ao consumi-los, você impede a morte das células e permite que o seu organismo esteja mais preparado quando for exposto aos agentes agressores.

Dessa forma, a vitamina C ajuda sim no fortalecimento do sistema imunológico. Mas é necessário cautela em seu consumo. Pois o seu excesso pode acarretar em diarreia, pedra nos rins e problemas digestivos.

Receitas contra resfriados

Receitas contra resfriadosAs receitas faladas a seguir é para quem sofre com resfriados ou deseja preveni-los. Lembrando que não exagere nas receitas, bom senso é a palavra a se seguir sempre!

Receita 1

Ingredientes: 1 fatia de abacaxi, 1 kiwi picado, 3 folhas de hortelã, suco de laranja e mel para adoçar.

Como preparar: Bata tudo e beba.

Receita 2

Ingredientes: suco de laranja, 2 rodelas de nabo, 1 rodela de gengibre, 1 pedaço de canela, 3 folhas de hortelã e mel para adoçar.

Como preparar: Ferva os ingredientes por três minutos. Coe, adoce e beba à noite.

Receita 3

Ingredientes: 400 ml de água, 1 limão, 2 pedaços de canela, 2 rodelas de gengibre, 3 folhas de hortelã e mel para adoçar.

Como preparar: Aqueça a água, acrescente todos os ingredientes, menos o mel, e deixe ferver por cerca de três minutos. Coe, adoce com o mel e beba.